REDE DE APOIO




REDE DE CUIDADORES

A Rede de Cuidadores do CIM é composta por casais de missionários do quadro da JMN, pastores ou líderes conselheiros bíblicos voluntários nas regiões do Brasil. Tem como objetivo colocar em prática o Programa de Prevenção e o Programa de Intervenção em suas Regiões para atenderem os missionários de sua Rede de Cuidado Regional. Os cuidadores mobilizam e incentivam as igrejas a serem cuidadoras; mobilizam Locais de Descanso para compor uma Rede para atendimentos aos missionários; mobilizam encontros de treinamentos para pastores e líderes das Igrejas Locais de sua Região para multiplicar a visão do CIM no Cuidado Integral do Líder. A seleção de cuidadores é feita através de indicação de, no mínimo, três famílias missionárias. 



Competências pessoais 

São atributos indispensáveis para o perfil da pessoa que vai exercer o papel de Cuidador do CIM: 


REDE DE LOCAIS DE DESCANSO


A Rede de Locais de Descanso é composta por casas de praia e campo, pousadas, hotéis, acampamentos e outros espaços bem localizados para atender a Equipe Missões Nacionais. 

O objetivo é prover oportunidades para o missionário e sua família descansar e revigorar suas forças em períodos de descanso e refrigério de forma planejada.

Os Locais de Descanso são firmados com Missões Nacionais por Termo de Convênio de Parceria. Esse Termo descreve as obrigações, responsabilidades, direitos e deveres e todos os detalhes sobre custo, quantidade de diárias disponíveis, período do ano, serviços a serem oferecidos e todas as informações necessárias.


REDE DE IGREJAS CUIDADORAS

A participação da igreja nas campanhas missionárias é extremamente relevante para levantar os recursos de sustento financeiro, porém o cuidado pode ser manifestado de diversas formas, envolvendo cada membro, pequeno grupo e despertando líderes de missões que darão continuidade à obra missionária. Nesse contexto o acompanhamento preventivo e interventivo da Igreja é fundamental para que o missionário e sua família estejam aptos e saudáveis na missão de multiplicar discípulos e no cumprimento do ministério em sua agência missionária. A sua Igreja pode apoiar o CIM através de algumas iniciativas: Espaço Missionário, Pequeno Grupo Missionário (PG’M) e/ou Crescer Missionário.

Espaço Missionário de Cuidado: é um projeto que atende ao Processo de Intervenção do CIM (Cuidado Integral do Missionário). Visa oferecer restauração, revitalização e descanso em um ambiente de cuidado, acompanhamento e refrigério. Ser um espaço para que falem de dores, mágoas e pressões da vida com segurança e confidencialidade, assim como, ser um local de descanso físico e emocional.

Pequeno Grupo Missionário: é uma iniciativa que tem como objetivo mobilizar os pequenos grupos de igrejas batistas para adotar famílias missionárias através da intercessão e de outras atividades que envolvam o cuidado integral do missionário. A parceria de cuidado pode ser através de ações práticas ou de suporte financeiro. 

Crescer Missionário: é um evento que visa proporcionar um período de cuidado integral para a família missionária, oferecendo um tempo de comunhão, mentoria, crescimento, lazer, descanso e cuidado pessoal (médicos, dentistas, psicólogos, cabeleireiros, massagistas, podólogos, entre outros).

Sabemos que nas igrejas batistas existem líderes e membros capacitados e dispostos para exercer seus dons, talentos e profissões em favor do Reino. Portanto a Igreja poderá criar algumas equipes para facilitar a cultura e as iniciativas de Cuidado:

Equipe de Intercessores



Os missionários vivem uma realidade de solidão no ministério, pois não tem como compartilhar de suas dificuldades com suas ovelhas. Os intercessores podem incentivar a busca de uma rede de apoio, como amigos, pastores e profissionais que possam auxiliar no enfrentamento das situações adversas que podem surgir no cotidiano. A rede de apoio pode contribuir significativamente para a prevenção de problemas físicos, emocionais e espirituais.

O intercessor pode incentivar o missionário a:

- Procurar pessoas de confiança para abrir o coração

- Separar um tempo de qualidade para cuidar da saúde física, intelectual e emocional

- Dedicar tempo para atividades sociais e de lazer

- Tirar a folga semanal

- Estabelecer prioridades

- Ter tempo de qualidade com seus familiares

- Melhorar o estilo de vida, buscando qualidade de vida e bem estar

- Manter uma alimentação saudável

- Prática de exercícios físicos com orientação médica

Equipe Multidisciplinar


É composta por profissionais voluntários que são membros da igreja local. Profissionais da área da saúde como médicos, dentistas, nutricionistas, fisiologistas, educadores físicos, fisioterapeutas e outros. Profissionais de finanças como contadores e economistas. Profissionais da saúde mental como psicólogos e psiquiatras. E outros profissionais que atendam às demais necessidades. Tem como objetivo dar suporte ao Programa de Prevenção e ao Programa de Intervenção do CIM no atendimento à Equipe Missões Nacionais.

E AGORA? COMO POSSO AJUDAR?

O CIM tem sido uma benção para os obreiros de missões nacionais e você pode fazer parte deste projeto, pois há missionários e igrejas espalhadas por todo o Brasil, juntos podemos chegar mais longe no alcance da Pátria para Cristo. Converse com os seus pastores e líderes sobre o cuidado integral do missionário, entre contato e solicite uma clínica ou treinamento em sua igreja. 

Nossos contatos:

E-mail: cim@missõesnacionais.org.br

Site: http://www.cuidadomissionariojmn.org.br/

·         Sede:

Pr. Sandro: 21 96801-0134

Denise: 21 96620-0170

Cynthia: 21 98294-3110

·         Nordeste:

Cuidadores - Pr. Roberto e Maria 81 99271-0253

Cuidadores - Pr. Ivan e Anália  71 99404-3603

·         Sul:

Cuidadores - Pr. Almir e Nelly 41 98861-9363

Cuidadores – Pr. Natal e Carmem 41 99113-9320

·         Sudeste

Cuidadores - Onésimo e Lucilene 11 99840-0652

Cuidadores - Adalberto e Lenisse 35 98814-8779

 

 

REFERÊNCIAS

COLLINS, G. R. Aconselhamento Cristão. 4 Ed. S. Paulo: Vida Nova, 2004.

HAY, Rob; et al. Dignos de Cuidados: Perspectivas globais na melhor prática de retenção missionária. Londrina: Descoberta, 2008.

LUTZER, Erwin – De pastor para pastor: respostas concretas para os problemas e desafios do ministério – São Paulo: Editora Vida, 2000

MACARTHUR, J. F. JR; MACK, W. A. Introdução ao Aconselhamento Bíblico. São Paulo: Hagnos, 2004.

MARK, Michel C. – Lideres livres de esgotamento: como formar uma equipe cerne e liderar em segundo plano, Curitiba, PR: Ministério Igrejas em Células, 2014, p.21,22 e 23

MEER, Antonia Leonora van der 2009. Missionários feridos – como cuidar dos que servem. Viçosa: Ultimato.

OLIVEIRA, Jairo de 2009. Vida, ministério e desafios no campo missionário: uma abordagem contemporânea sobre missões. São Paulo: Abba Press Editora, 232 pp.

SHERWOOD, John; FISHER, Scott. Cuidado pastoral para missionários. Coletâneas de Aconselhamento Bíblico, Atibaia, v. 8, p. 108-120. Edição digital.

TAYLOR, William D. Valioso demais para que se perca – um estudo das causas e curas do retorno prematuro de missionários, Londrina: Descoberta, 1998.

TRIPP, Paul 2012. Instrumentos nas Mãos do Redentor. 2ª edição. São Paulo: Nutra.

TUNALA, Marcio – Pequeno grupo multiplicador – compartilhando o amor de Deus por meio dos relacionamentos – Rio de Janeiro: Convicção, 2014, p.26

 

Última atualização: sexta, 16 Mar 2018, 14:17